SOBRE A ABREM
A ABREM – Associação Brasileira dos Recicladores de Metais é uma associação civil sem fins lucrativos, que foi constituída em 28 de janeiro de 2019 e tem como objetivo principal representar os interesses do setor formado por empresas secundaristas de alumínio. A entidade foi criada para oferecer suporte total à indústria de reciclagem e prezar pela competitividade do setor.
Fundada por um grupo de empresas secundaristas e sucateiros de grande porte que tinham interesses em comum, a associação é administrada pela Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.
Os metais não ferrosos são aqueles que não contém ferro, como por exemplo, o alumínio, cobre, silício, chumbo, magnésio, zinco, manganês, estanho, além dos metais preciosos (ouro, prata e platina). Embora, muitos não percebam, esses metais estão no dia a dia das pessoas e são utilizados na produção de inúmeros produtos.
O alumínio e o cobre, e em segundo plano o zinco e o chumbo, são os metais não ferrosos de maior consumo na indústria moderna e possuem uma característica marcante: são infinitamente reciclados, ou seja, não perdem nenhuma de suas características ou propriedades após inúmeros processos de reciclagem.
O Brasil possui grandes reservas de minério de alumínio (bauxita) e é um grande produtor e exportador de alumina, tornando-se autossuficiente na produção de alumínio primário (obtido diretamente do minério). Além de ser um grande reciclador de alumínio, com o alumínio reciclado abastecendo mais de 50% do mercado nacional de produtos de alumínio.
No caso do cobre e do chumbo, o Brasil não possui grandes reservas e depende da importação dos metais primários, sucatas, resíduos e produtos semi elaborados finais. O país depende principalmente da reciclagem desses metais para abastecer o mercado nacional.
É necessário entender esse cenário para concluir que a reciclagem dos metais não ferrosos é de suma importância no abastecimento da indústria nacional e, por isso, é indispensável que os elos iniciais da extensa cadeia produtiva sejam incentivados do ponto de vista técnico, mercadológico e ambiental.
É COM ESSA VISÃO
QUE A ABREM DESENVOLVE SEU TRABALHO
Temos o objetivo de realizar estudos e implementar projetos voltados aos interesses dos associados, representando-os perante qualquer órgão, privado ou estatal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em âmbito nacional, promovendo a integração e o desenvolvimento de toda a cadeia da reciclagem de metais, congregando catadores, associações e comerciantes de sucatas metálicas, recicladores e produtores secundários, indústrias de transformação e empresas consumidoras de metais reciclados e produtos metálicos, além de fornecedores de insumos e serviços para todo o segmento.
A entidade também atua fortemente no combate a práticas ilícitas nos âmbitos fiscal, tributário, contábil, ambiental ou qualquer outro que possa causar desequilíbrio econômico ou financeiro ao setor ou prejuízos ao meio ambiente.
A associação fornece orientação jurídica, contábil, ambiental, operacional e estratégica para que os seus associados sejam norteados pelas boas práticas de mercado, com o objetivo de incentivar a livre concorrência e a melhoria dos produtos comercializados.
O Brasil possui hoje uma importante indústria recicladora e dados recentes do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que as atividades relacionadas à coleta de materiais recicláveis geram cerca de R$ 8 bilhões em renda por ano, sendo o trabalho da ABREM estratégico para o crescimento do setor.
Representar os interesses dos associados, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor de reciclagem de metais, divulgando e estimulando as boas práticas de conduta e de economia circular.
A ABREM tem como meta melhorar continuamente os aspectos de negócios do setor de reciclagem de metais e de seus associados, realizando estudos e projetos que promovam o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos segmentos onde atua.
A ABREM acredita que as boas práticas sociais, econômicas, comerciais, fiscais, tributárias e ambientais, além do estrito respeito ao cumprimento da legislação vigente, são os valores fundamentais para o desenvolvimento de um setor justo e estável.
SEJA UM ASSOCIADO
BIÊNIO 2020 / 2021
DIRETORIA DA ABREM
Diretor-Presidente
Luiz Alberto Lopes
Vice-Presidente
Ronaldo José Vicintin
Secretário Geral
Irineu Peretto Júnior
Primeiro Tesoureiro
José R. Martinez do Canto
Segundo Tesoureiro
Márcio Aparecido Bandeira
Diretor de Patrimônio
Luiz Mariano
Conselho Fiscal
Manoel Francisco Miranda de Almeida
Adriano Marconatto
Heliocrisio Soares Pereira
Membros Suplentes do Conselho Fiscal
Wilson Alberto
Luís Garcia Mello
Walmer Renato Avelar
Responsabilidade
social
Responsabilidade Social
Os associados da ABREM participam, apoiam e organizam diversos projetos sociais, que promovem a conscientização da sociedade sobre sustentabilidade, reciclagem, logística reversa, ecoeficiência e economia circular. Como exemplos podemos destacar:
O Grupo ReciclaBR, por exemplo, realiza a campanha “Recicle e Ganhe” desde 2014. Além desta campanha, o Grupo realiza periodicamente visitas de estudantes às fábricas para que ampliem seus conhecimentos sobre reciclagem. Clique aqui para conhecer melhor os projetos.
A Metalur Brasil, por sua vez, investe na ecoeficiência oferecendo ao mercado os serviços da Aludross Ind. e Com. de Metais Ltda. para a recuperação de borras de alumínio (borras brancas e pretas), escumagens e resíduos de tratamentos de metais em fundições, com total reaproveitamento desses subprodutos.